Yôga e estabilidade

Instabilidades

Yôga é a estabilidade da consciência. Pelo menos a pratica tende a proporcionar mais essa estabilidade. Algo tendente a um equilíbrio perfeito entre inércia e mudança. Uma evolução estável. Uma comtemplação par aalém de toda a mudança.

Mas...

O mais curioso é que, na maioria dos casos, a ida ao Yôga é uma instabilidade. E o seu móbil também é a instabilidade. Encontra-se no Yôga a novidade ou esperança do momento...

E para que o Yôga proporcione estabilidade também é preciso dar estabilidade ao Yôga. Permanecer concentrado na pratica e adotá-la como filosofia de vida, presente em tudo o que se faz. A maioria dos que vão ao Yôga não lhe dão esse tempo, e logo o Yôga, é, para eles, mais uma instabilidade que ocorreu nas suas vidas.

Mesmo para os que permanecem no Yôga, tendem a ficar mais instáveis antes de estabilizar. A “ficar pior antes de ficar melhor”. Porque mesmo uma mudança para melhor ainda assim é uma mudança. E a adpatação exige sempre um dispêncio energético.

Do Yôga advém estabilidade. Mas para isso é preciso que o Yôgin já tenha estabilidade para lhe dar!

No fundo acho que cada um estabiliza em algo em que se encontra. Alguns são tão estáveis que qualquer coisa (ou pessoa) lhes serve para estabilizar. Outros são tão instáveis que não se concentram duradoramente em nada, nunca. Há quem tenha a sorte de nascer e crescer “predestinado” e encontrado. E, a maioria, simplesmente acaba por se encontrar, mais tarde ou mais cedo, em alguma coisa. Nem que seja à força!

No comments: