Eu sou...

Meio ou fim?

Os dárshanas Hindus são meios ou fins? Os mestres de Yôga são meios ou fins? Uma escola de Yôga é um meio ou um fim? O Yôga é um meio ou um fim?

Trabalhamos para o darshana, para o mestre, para a escola, ou utilizamos o darshana, o mestre e a escola? Encontramo-nos ou perdemo-nos neles? Seguimos e apoiamos outros e suas teorias ou utilizamo-los para nos auto-conhecer-mos e expressarmos?

Quem faz surf fá-lo como um meio ou um fim? E o sexo? O prazer é um meio ou um fim? Somos escravos do desejo, ou utilizamos o desejo para alimentar a nossa vida?



Poderia estar aqui com infinitos exemplos. Poderia começar a tentar “separar as águas”, dizendo que uns são conscientes e escolhem, e outros são ceguinhos e são escolhidos. Poderia começar a dar nós à questão dizendo que depende de cada um em cada momento, que ás vezes é mais uma coisa e outras mais outras…

Perder tempo. A resposta é mais simples.

Principio? Meio? Fim? Todas as coisas são, ao mesmo tempo, principio, meio e fim! Simplesmente são!

Para mim, o Yôga é um principio, um meio e um fim. Nele me perco e me encontro. O sigo, apoio e utilizo. Através dele me conheço e expresso!

Sou Yôgin, sou Yôgi, sou Yôga.

1 comment:

Simão said...

És Yoga Tó

Tu És, simplesmente

Aqui está